sábado, 5 de maio de 2018

NOTICIAS DAS DUAS CORÉIAS PARECEM BOAS

AS NOTICIAS DAS DUAS CORÉIAS ESTÃO MOSTRANDO PROGRESSO
COREIA DO NORTE ALTERA FUSO HORÁRIO PARA SE ADEQUAR AO SUL
Diferença para o Meridiano de Greenwich passou para nove horas
4 MAI 2018    13h53 atualizado às 14h33
A Coreia do Norte unificou nesta sexta-feira (4) seu fuso horário com a Coreia do Sul, em mais uma medida no âmbito da reaproximação entre os dois países.
COMENTARIO INICIAL – O GEA me pergunta: se houver eleições gerais para unir os governos, se Kim Jong-un seria eleito! É cedo pra opinar, mas as especulações são válidas. A lábia do Imperador é muito grande. Embora tenhamos entendido que o jogo de Kim é mais pra psicopata manipulando a opinião pública, na verdade ele conseguiu comprar material e projetos para Foguetes e pesquisa nuclear com financiamento que indiretamente É PRA ELE PAGAR. E sai da Casa Rothschild para quem lhe vendeu. Vamos ver se os atos de libertação econômica da China comprando muito ouro, prosseguem para a linha Putin/Trump de Libertar-se da Moeda dos Bancos. E depois veremos se a Korea Unificada acompanha os três. Quem tem que revisar seus programas é o Japão. Já é o terceiro PIB no mundo e terá dois fortes concorrentes – Rússia e Coreia – para o terceiro lugar.
DESNUCLEARIZAÇÃO
Pyongyang fechará centro nuclear em maio, diz Coreia do Sul - Coreia do Sul informou neste domingo (29) que o governo norte-coreano vai realizar no mês de maio um "desmantelamento público" de sua base de testes de armas nucleares em Punggye-ri.
A medida será tomada em decorrência do acordo de desnuclearização assumido durante a reunião histórica entre o ditador Kim Jong-un e o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, na última sexta-feira (27).
De acordo com comunicado da Casa Azul, presidência da Coreia do Sul, Pyongyang propôs que a desativação do centro aconteça publicamente e seja acompanhada também por especialistas e pela imprensa.
"Alguns dizem que estamos fechando instalações que são inúteis, mas verão que estão em muito boas condições", disse Kim ao presidente sul-coreano, informou Yoon Young-chan, porta-voz de Moon.
Além disso, o governo de Seul revelou que durante o encontro Kim disse que não é "o tipo de pessoa que dispara armas nucleares".
"Embora tenha minhas reservas com Washington, as pessoas verão que não sou o tipo de pessoa que dispara armas nucleares para a Coreia do Sul, o [Oceano] Pacífico ou os Estados Unidos", disse o ditador.
A fim de esfriar definitivamente as tensões e abrir um novo capítulo nas relações, a próxima cúpula, que acontecerá entre Kim e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se torna crucial para um acordo de paz.
"Se realizarmos reuniões frequentes, gerarmos confiança aos Estados Unidos e recebermos promessas para a declaração do fim da guerra e de um tratado de não-agressão, então por que precisaríamos viver em dificuldades para conservar nossas armas nucleares?", teria acrescentado o líder norte-coreano.
Em entrevista à ABC, o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, disse que Kim está pronto para estabelecer um plano de desnuclearização para os Estados Unidos que forneça "um mecanismo completo, verificável e irreversível". Pompeu encontrou-se com Kim em Pyongyang na Páscoa, em uma visita que veio à público somente nas últimas semanas.
UNIFICANDO A HORA
Outra decisão revelada por Seul trata da volta das Coreias ao mesmo fuso horário. De acordo com a nota, o relógio dos norte-coreanos será adiantado em meia hora.
A partir de agora, os norte-coreanos passam a ficar nove horas à frente do Meridiano de Greenwich (o meridiano zero), ao invés de oito horas e meia. A mudança foi informada pela emissora estatal "KCNA".
O fuso antigo havia sido implantado em 2015, em protesto contra o "pérfido imperialismo do Japão". Antes disso, ele vigorara até 1910, ano da invasão japonesa na Península Coreana.
A ideia de alterar o horário do país havia sido antecipada por Kim Jong-un no histórico encontro com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, no vilarejo fronteiriço de Panmunjom, em 27 de abril.
"Sinto amargura ao ver que aqui há dois relógios na parede da Casa da Paz [local da reunião], um para o horário de Seul e outro para o de Pyongyang", dissera o líder norte-coreano na ocasião.
O adiantar dos ponteiros é o primeiro ato prático tomado após a cúpula de Panmunjom, durante a qual Kim e Moon prometeram a assinatura de um acordo de paz ainda para 2018.
Nas próximas semanas, o líder da Coreia do Norte também deve se reunir com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para tratar da "desnuclearização" da península.
PROMETO AO GEA QUE DAREI MAIS ALGUNS ACRÉSCIMOS NESTE ARTIGO SE ACHAR MAIS SINAIS DO QUE VEM DAÍ.



Nenhum comentário: