segunda-feira, 29 de maio de 2017

29 DE MAIO/2017 – HOJE -100º ANIVERSÁRIO DO NASCIMENTO DO PRESIDENTE JOHN F. KENNEDY

29 DE MAIO/2017 – HOJE -100º ANIVERSÁRIO DO NASCIMENTO DO PRESIDENTE JOHN F. KENNEDY
Artigo em Space.com
NASA HONRA O LEGADO DO ESPAÇO DE JOHN F. KENNEDY EM SEU 100º ANIVERSÁRIO
Por Tariq Malik, Editor da Space.com | 29 de maio de 2017, 07h30, horário de Brasília
Ele era o presidente americano que apontou um país inteiro à lua, e para que a NASA sempre se lembrará.
O presidente John F. Kennedy, nascido há 100 anos hoje (29 de maio), não foi o primeiro presidente dos Estados Unidos a supervisionar a NASA, mas foi ele quem em 1961 - em meio a uma corrida espacial com a União Soviética - estabeleceu o país firmemente em um Caminho para a lua para o próximo salto gigante para o voo espacial humano. Para honrar a visão de Kennedy e o legado do espaço, a NASA está comemorando com um Web site especial do centenário de JFK: http://www.nasa.gov/specials/jfk100/. O site apresenta imagens dos maiores momentos de Kennedy com a NASA e os astronautas, além de trechos de " Dez Presidentes e NASA " do especialista em política espacial John Logsdon, que originalmente apareceu na " NASA 50th Anniversary Magazine ".
"Este ano marca o 100º aniversário do nascimento do Presidente John F. Kennedy", escreveram os oficiais da NASA na página do centenário. "Embora a NASA tenha sido formada por Dwight Eisenhower, o presidente Kennedy deu à agência infantil seu foco inicial com seu famoso desafio de aterrar astronautas na Lua até o final da década". O presidente John F. Kennedy convocou um ambicioso programa espacial americano durante uma sessão conjunta do Congresso, em 25 de maio de 1961, e anunciou o objetivo de desembarcar astronautas na Lua até o final da década.

O ano de 1961 foi transformador para o voo espacial humano. Em 12 de abril daquele ano, o cosmonauta soviético Yuri Gagarin se tornou a primeira pessoa a voar no espaço. (Alan Shepard, o primeiro americano no espaço, lançaria apenas algumas semanas mais tarde, em 5 de maio)
Em 25 de maio de 1961, Kennedy lançou seu desafio lunar a uma sessão conjunta do Congresso, onde pediu um maior financiamento para a exploração espacial e definiu claramente a lua como um objetivo de voo espacial humano até o final da década.
"Primeiro, acredito que esta nação deve comprometer-se a alcançar o objetivo, antes desta década, de aterrar um homem na Lua e devolvê-lo com segurança à Terra", disse Kennedy ao Congresso. "Nenhum projeto de espaço único neste período será mais impressionante para a humanidade, ou mais importante para a exploração a longo prazo do espaço, e nenhum será tão difícil ou caro de realizar."
Mais tarde naquele ano, Kennedy novamente lançou o objetivo da lua em 12 de setembro, desta vez diante de uma multidão de 40.000 na Rice University, no Texas, onde deu um de seus discursos mais famosos e agitados .
"Nós escolhemos ir à lua," Kennedy disse durante o discurso. "Nós escolhemos ir à lua nessa década e fazer as outras coisas, não porque sejam fáceis, mas porque são difíceis, porque esse objetivo servirá para organizar e medir o melhor de nossas energias e habilidades, porque esse desafio é Um que estamos dispostos a aceitar, um que não estamos dispostos a adiar, e um que pretendemos vencer, e os outros, também.
Kennedy não viveria para ver a NASA e todo o país alcançar a meta lunar que o presidente estabeleceu em 1961. O presidente foi assassinado em Dallas por Lee Harvey Oswald em 22 de novembro de 1963. Seis anos depois, em 20 de julho de 1969, Os astronautas do Apollo 11, Neil Armstrong e Buzz Aldrin aterraram na Lua, vencendo a corrida espacial e dando início ao que acabaria por ser seis desembarques lunares tripulados durante o programa de 17 missões Apollo. 
O presidente John F. Kennedy eo astronauta John Glenn de Mercury viajam juntos em um desfile que celebra o vôo orbital histórico de Glenn em fevereiro de 1962.
"O que poderia ter acontecido com Apollo e a NASA em geral, se Kennedy tivesse passado mais cinco anos na Casa Branca, só pode ser uma questão de especulação", escreveu Logsdon em "Dez Presidentes e NASA".  "Sabemos que a associação do público do programa espacial com Kennedy foi tão forte que seis dias depois de Kennedy foi assassinado, o novo presidente, Lyndon Johnson, anunciou em um discurso televisivo nacional que o centro da NASA a partir do qual os nossos viajantes lua seria lançado Em honra de Kennedy. "
O Centro Espacial John F. Kennedy da NASA, em Cabo Canaveral, na Flórida, foi o local de lançamento dos maciços foguetes Saturn V da agência que lançaram missões Apollo para a lua. O espaço-porto também serviu de lar para a frota de ônibus espaciais da NASA.
De acordo com Logsdon , no dia em que Armstrong e Aldrin desembarcaram seu Apollo 11 na lua, um cidadão anônimo colocou flores e uma nota no túmulo de Kennedy no Arlington National Cemetery, em Arlington, Virgínia. 
A nota dizia simplesmente: "Senhor Presidente, a Águia desembarcou."
E-mail Tariq Malik at tmalik@space.com   ou segui-lo  - @ tariqjmalik  e  Google + . Siga-nos @Spacedotcom,  Facebook  e  Google+ . Artigo original Space.com.
DEIXO SEM COMENTÁRIOS DO BLOG
CADA UM RELEMBRA O QUE LHE FOI INFORMADO. 


Nenhum comentário: