segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

REPRESA EM MARIANA MG

A REPRESA SE ROMPEU EM MARIANA
AH! É? Ela se rompeu. E daí? Alguém aprendeu algo com isso?
Represas rompem! Não foi a primeira nem deve ser a última.
Tsunamis aconteceram? E daí? Alguém sabe como acontecem? Aprenderam o quê, com eles?
Furacões, tornados, ciclones também acontecem. Alguém tem explicações totais sobre eles?
Barreiras de morros, deslizamentos, também despencam. E daí? Com esses fatos, alguém aprendeu? O quê?
Avalanches soterram turistas e moradias nas encostas geladas. Neste fenômeno já temos canhões disparando explosões preventivas.
Aviões caem. Caiu um Airbus da Air France. Foi descuido humano. Entrou em uma tempestade e perdeu os sensores com saraivada de granizo. Subiu em ângulo exagerado. Entrou em recuo e não consegue reverter. É suficiente essa explicação?
Afinal, o que houve em comum para todos esses desastres?
Água! Água! Muita água! Gente que enfrenta essas águas que inicialmente, estavam acomodadas. Mas bruscamente começou a aparecer um MONSTRO que estava parado e despertou.
Em todos os casos chamam autoridades, acionam seguros. Buscam irresponsáveis para punir. E ficam todos à espera do seguinte, para repetir o filme quando a água sacudir de novo.
Eu achei que devia estudar para entender que forças são essas, de tanta gravidade, né?
GRAVIDADE? Muita gravidade!
Em Mariana? Sim!
Podemos prever um Congresso de Meio Ambiente, para mudar as Leis Ambientais exigindo que esvaziem todas as Represas.
Todas? Sim! Todas!
São uma terrível espada de Dámocles pendurada sobre a vida de milhões.
Em Mariana, o tanque tinha minérios. As águas de diversas temperaturas chegavam de vários afluentes. Traziam folhas e restos vegetais que assoreavam o fundo da represa. Isso fermenta metano, muito pior do que CO2 (este é adubo aéreo das plantas e o metano é alimento pra incêndios). Isso sem contar que inundaram imensa área de vegetação boa pra cultivo.
Das usinas saem corredores de fios desmatando imensas distâncias, para nenhum uso. Esses fios poluem o espaço com micro-ondas e estão prontos para sofrer acidentes gerando caros APAGÕES, a serem pagos por pagantes iludidos de que é o mais barato.
Ah! Temos mais um conhecimento: A pedreira dos minérios estava próxima! Detonavam dinamite! Muitas vezes! Essas explosões trepidavam TROVÕES de ondas sonoras longitudinais e transversais através do ar, das rochas do subsolo, das águas e dos minérios dissolvidos.
É evidente que essas vibrações abalam os diques. E também temos que entender que há uma terrível cavitação horizontal e vertical pelos encontros em diferentes temperaturas com a correnteza inexorável em direção aos diques. QUE HORROR!
E isso acontece sempre! Em todas as represas! Verdadeira roleta russa!
Só que o teste da bala suicida na “roleta russa” dá IBOPE apenas em filme de faroeste, ou tragédia mexicana. Mas não chama Greenpeace na fedentina de decênios com milhões de mortos no SUS do Brasil. Jornalista é propinado pra falar de urso polar, vingança contra as empresas (em Mariana é pratinho quente!), “bola na rede” (as duas bolas, a de Neymar e a da corrupção, com punições de Moro).
CONCLUSÃO – ALGUÉM QUER SABER?
REPRESAS ROMPEM.
PERGUNTAM-ME – E DAÍ? VOCÊ TEM SOLUÇÃO?
SIM! TENHO! ENSINO A FAZER, MAS NÃO PAGO PROPINA! DOU LUCRO A TODOS, SEM COBRAR ADICIONAL.
QUEM SE HABILITA?
REPRESAS ROMPEM.



Nenhum comentário: