terça-feira, 24 de novembro de 2015

IMPERIALISMO, COLÔNIA, ESCRAVAGISMO?

CUBA E O IMPERIALISMO BRASILEIRO
Cuba e o imperialismo brasileiro
No passado, o Estado brasileiro tomou um grande empréstimo junto aos bancos ingleses, por ocasião da independência, e, isso sem falar que conseguiu a independência, assumindo a Dívida Externa da Coroa Portuguesa (na prática comprou a independência), ou seja, o Estado brasileiro nasceu devendo. Todo empréstimo foi gasto para criação da estrutura do país que surgia e a grande maioria desse empréstimo foi investido (gasto) na capital Rio de Janeiro.
Atualmente, o Brasil fez um grande empréstimo ao Estado de Cuba e a alegação, da oposição ao governo é que, o Brasil está precisando de investimentos, enquanto estamos enviando dinheiro para Cuba!
Estranhamente, esses empréstimos feitos a Cuba, têm uma similaridade com os empréstimos que o Brasil fez junto aos Ingleses! Vejamos algumas dessas similaridades:
a) Do dinheiro que o Brasil tomou emprestado, aos Ingleses, parte foi para pagar a Dívida Externa (assumiu a Dívida da Coroa Portuguesa para garantir a independência) e o restante foi para comprar equipamentos administrativo e militar, na própria Inglaterra, para o novo pais que estava surgindo. Todo o dinheiro emprestado a Cuba foi gasto aqui no Brasil mesmo!
b) Como o Brasil comprou todo material militar e administrativo que precisava na Inglaterra, o comércio inglês foi aquecido gerando mais empregos. O empréstimo tomado por Cuba ao Brasil foi gasto totalmente aqui no Brasil na compra de material para construção do Porto Mariel. O fato dos cubanos ter comprado todo material, para construção do porto, no Brasil gerou milhares de empregos!
c) com o financiamento, para o novo estado que surgia, os ingleses se livraram do intermediário entre o comércio inglês e brasileiro. Antes, toda a mercadoria inglesa, vendida no Brasil, era feito por exclusivamente por intermédio dos comerciantes portugueses. Com o financiamento, do Porto em Cuba, o Brasil garante a atuação de várias empresas brasileiras instaladas diretamente no porto e não precisando utilizar intermediação de empresas estrangeiras no comercio na América Central e EUA (o litoral sul dos fica no Caribe). Dezenas de empresas brasileiras estão e serão instaladas no porto cubano!
d) O Brasil tem uma posição estratégica na América do Sul e com o financiamento e facilitação da entrada dos ingleses em nosso território, ficou facilitado o comércio inglês com os países vizinho do Brasil. O Porto de Mariel tem uma posição estratégica no Caribe (América Central). O porto conta com um calado (profundidade da água) de 16 metros e permite o atracamento de grandes embarcações e com a atuação de dezenas de empresas, neste porto, fica facilitado o comércio do Brasil com os países na América Central e com os EUA (América do Norte).
Na prática, os empréstimos, tomados pelo Brasil aos ingleses e o empréstimo do Brasil feito para cubanos, beneficia mais o país que estão emprestando do que os tomadores dos empréstimos!
Toda literatura referente à história do empréstimo do Brasil junto aos ingleses se refere como uma relação de imperialismo inglês e estranhamente nosso jornalistas e políticos da oposição (quando estava no governo emprestaram dinheiro a Cuba e Venezuela) gritam aos quatro cantos que estamos dando dinheiro a Cuba!
Antônio Carlos Vieira
Licenciatura Plena - Geografia (UFS)
http://carlos-geografia.blogspot.com.br
CUBA E O IMPERIALISMO BRASILEIRO
Mário Sanchez deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Cuba e o imperialismo brasileiro":
Não há nada semelhante entre os dois casos. O Brasil já era colônia Inglesa herdada dos Vikings. Quando fizeram os tratados de Tordesilhas e St.Ildefonso, era a procuração avalizada pelo Papa para o Laranja Portugal protegido da Inglaterra, vir operar esta parte da colônia. Pedro Álvares Cabral teve sua frota financiada pelos compradores ingleses de especiarias e tinha o objetivo "secreto" (kkkk) de vir expulsar os piratas de pau brasil na passagem. D. João VI veio à força para o Brasil sob forte proteção de esquadra inglesa. D. Pedro I recebeu toda a instrução na Loja Maçônica. E quando foi conveniente, "proclamou" novo status da colônia portuguesa e assinou a dívida que não devia ser paga, para render dividendos sempre.
Continuamos colônia. Os Escravos negros foram liberados em 1888 porque havia escravos brancos imigrantes que não era preciso comprar nem gastar com acomodações... As ordens vieram de Londres. Pouco depois, como Pedro II fazia mais riquezas que Londres, Deodoro teve ordens diretas para depor e mandar pro exilio...É uma longa história. O capítulo seguinte com Jânio, Jango, Castelo Branco, etc. foram ordens... Já com Cuba... teve sua independência com as armas americanas... Assinaram o tratado em Paris, a Inglaterra, Estados Unidos e por acaso a Hespanha e Cuba também. Uma cláusula dizia que Cuba poderia requerer tornar-se um Estado dos States. E nunca deixou de ser disso - Com Fidel se assinou um acordo de ser uma grande Guantánamo experimental para manter dez milhões de miseráveis em experimentação para ver como reagem... Fornecendo tropas mercenárias para diversos conflitos... No dia conveniente se reabrem as portas pra Cuba nos States e depois segue o caminho lógico, né... As duas colônias não se parecem nada...

Postado por Mário Sanchez no blog CARLOS - Professor de Geografia em 23 de

Nenhum comentário: