quinta-feira, 24 de setembro de 2015

RESUMO DO LIVRO BHAGAVAD

BHAGAVAD GITA
Este é o trecho mais vibrante do poema Mahabharata (A grande Batalha) onde o narrador Sanjaya conta o diálogo de Arjuna (o homem em realização com Krishna (o deus que orienta a humanidade.
O título significa “Sublime Canção”. Fizemos em forma de versos, pois todas as traduções que conheço querem ser muito fiéis ao sentido dos ensinamentos, cada tradutor na sua interpretação. E perdem o valor das elevadas palavras que o poema coloca.
Começamos tentando explicar o que é a Sublime Canção.
Seguem-se os COMENTÁRIOS. Apresento aqui a ligação direta, até na ordem dos sete degraus, entre Ramacheng (A Mensagem Eterna dos Mestres) e a Bhagavad.
O texto está dividido em 18 capítulos pela ordem que se apresenta nas versões conhecidas:
Sofrimento do Homem. A busca da Explicação. Yoga da Ação. Vivência Interior de Deus. Renúncia. Trabalho pela Obra. Meditação Yoga. Semelhante Ama Semelhante. Auto aperfeiçoamento. Atributos Divinos. Visão cósmica do poder divino. Conhecer Deus em tudo. Corpo, alma, conhecimento. Atributos (gunas) da natureza. Creação e retorno a Brahman – Samadhi.  Amor a todos os seres – destino dos insensatos. O estado beatífico – finas da ação. Yoga da Libertação total.
Algumas páginas estão reservadas para flores desenhadas em traço simples por Martina Sanchez.

Em um apêndice argumentamos que todos os livros sacros derivam do ICHING.

Nenhum comentário: