quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

TEMOS QUE ESTAR PREVENIDOS CONTRA A INVEJA NOSSA E DOS OUTROS...

A INVEJA
Não Invejar é O ÚLTIMO ALERTA dos Dez Mandamentos CONTRA A MÃE DE TODOS OS CRIMES, A INVEJA.
No fanatismo de alguns muçulmanos só se leem os dois primeiros mandamentos para querer cumprir a ferro e fogo o segundo, sobre as imagens, sem prestar atenção ao dito de que se trata de PROIBIR imagens para adorar... Seria bom que os dirigentes lhes lembrassem isso e mais a ordem de respeitar a metade final – respeitar pais, não matar, não adulterar, não furtar, não testemunhar falso, nem desejar a mulher alheia e finalmente NÃO INVEJAR.
A lei de Deus contém 12 (doze) mandamentos, presentes na Bíblia no Livro do Êxodo 20, embora todos afirmem que são DEZ.
É que o rei do mal quis esconder os mandamentos mais sérios – TRABALHAR (seis dias) está embutido em VADIAR (no sábado não farás nada – isto dá mais Ibope...). E NÃO INVEJARÁS ficou misturado com “não desejar a mulher do próximo”.
Eis a lista mais conhecida:
1.    Não terás outros deuses além de mim.
2.    Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor, o teu Deus, sou Deus zelo­so, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam, mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e obedecem aos meus man­damentos.
3.    Não tomarás em vão o nome do Senhor, o teu Deus, pois o Senhor não deixará impune quem tomar o seu nome em vão.
4.    Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos; em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles existe, mas Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo. Pois o Senhor abençoou o sétimo dia e o santificou.
5.    O sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor, o teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teus filhos ou filhas, nem teus servos ou servas, nem teus animais, nem os estrangeiros que morarem em tuas cidades. Pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles existe, mas no sétimo dia descansou. O Senhor abençoou o sétimo dia e o santificou.
6.    Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá.
7.    Não matarás.
8.    Não adulterarás.
9.    Não furtarás.
10. Não darás falso testemunho contra o teu próximo.
11. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas.
12. Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença. Resumo - NÃO INVEJARÁS.
Qual é a gênese da Inveja?
COMIDA – PREGUIÇA – INVEJA
Os filósofos antigos ensinavam com estorinhas animadas, onde vícios e virtudes eram pessoas, falavam, e explicavam...
Esopo tem três fábulas emendando Glutoneria, Preguiça e Inveja, como “mãe”, “filha” e “neta”... E de fato é assim: comer errado deixa o comilão preguiçoso e quando acorda, sente-se “vira-lata” ao ver o que os outros fazem e vai “latir”, digo, morder, ir lá tirar algo do imprudente que deixou ver o que conseguiu...

Começa a aula com a Glutoneria encontrando com a Preguiça e lhe passa um “pito”...
-Não sei como é possível que você seja minha filha! Sou voraz e ativa! Mas, você, acabou de comer e fica aí sem se mexer!
Responde a Preguiça:
-Você ensina a comer de tudo! Dá sono! Não faço mais nada! Em compensação sua neta, INVEJA, passa da preguiça para essa alucinação de olhos grandes e garras prontas para atacar tudo!

O CONCURSO DE PLUTÃO E A INVEJA – ampliamos a fábula de Esopo assim:

Plutão convocou todos os seus Gênios do Mal para seu Salão Nobre. Era um Concurso para saber qual deles havia gerado mais "filhos", multiplicadores das maldades, personagens infernais aos quais chamamos de "Crimes".
Ao fundo, reparou ele, de Olhar Tenebroso, estava uma Megera que olhava esgazeada a cada figura convidada a falar, e soltava baba pegajosa a cada Orgulho exibido.
Ela também ia anotando algo a mais a cada orador em um rolo imenso de papel. Ela quase não acreditou, quando foi chamada, pois era sua vez de enumerar seus filhotes. Plutão acabou sentando para ouvir, cansado de ouvir nomes e mais nomes que ela disse. A cada dúvida do deus infernal, seu pavoroso olhar o fulminava e lhe exibia provas irrefutáveis (acrescentaremos... provas de DNA de sua maternidade... hahahaaa!).
Por fim ele interrompeu e perguntou:
-"Há mais, ainda? Já ultrapassaste em um milhão o segundo colocado!" Responde ela: "Sim! Mal comecei! E esse segundo é meu filho também, que enumerou meus Netos!"
Retorna ele: "Como te chamas?"
Diz ela, com muita ênfase:
-"INVEJA! Sou a Mãe de todos os crimes! Eu trabalho pela noite, concebendo com todos meus fregueses e dando-lhes seus filhos como milhares de sugestões em suas cabeças vazias, lembrando-lhes os milhares de coisas que os outros humanos exibiram no dia anterior e insinuo que eles não as têm".
Plutão não teve dúvidas e coroou a INVEJA como Mãe de todos os crimes...

 POR FAVOR! Não queiram concorrer com ela! Só poderão gerar Netos dela se a invejarem, pois ao querer concorrer, já "estão no papo".

Na fábula, a INVEJA é interrompida... mas só na leitura da listagem!
Os deuses avisam que ela continuou a gerar tudo de ruim no mundo como seus filhos.




Nenhum comentário: