quarta-feira, 9 de abril de 2014

CIÊNCIA DOS CONFLITOS - PROF MUZAFER SHERIF

CONFLITOS HUMANOS TÊM ORIGEM NA PRE-ADOLESCÊNCIA E PODEM SER PREVENIDOS OU RESOLVIDOS

O site HypeScience Conta como agem as mentes de pré-adolescentes em questão de conflitos ao resumir a experiência de um psicólogo em Oklahoma (EUA).
Nosso GEA pediu que eu comentasse o experimento com relação aos conflitos sociais de nosso tempo, perguntando se essa é a experiência bolchevista de Cuba e está sendo paga pelos banqueiros.

O relato de HypeScience conta que:
Muzafer Sherif foi um psicólogo turco que exerceu sua profissão notoriamente na década de 1950 nos Estados Unidos. Ele se interessou em particular pelo desenvolvimento e fases de conflito que dois grupos de indivíduos poderiam apresentar um contra o outro. Então, qual a melhor maneira de realizar uma experiência envolvendo uma situação potencialmente violenta do que utilizar dois grupos de meninos de 11 anos de idade em um acampamento, e colocá-los uns contra os outros para ver até onde o conflito pode ir?
Os 22 pré-adolescentes não sabiam que sua viagem de acampamento para um parque no interior do estado de Oklahoma (EUA) era na verdade um experimento psicológico. E não demorou muito para que o evento passasse de férias para um campo de batalha.
Divididos em dois grupos – os Rattlers (“cobras cascaveis”) e os Eagles (“águias”) –, os meninos foram inicialmente apenas expostos a membros de seu próprio grupo (eles também só estavam permitidos a se relacionar entre si). Assim que as relações dentro da própria equipe foram cimentadas, eles conheceram o outro grupo e passaram a se provocar mutuamente em competições. O que começou com simples xingamentos logo se transformou em recusa a se associar com o grupo rival, destruição de propriedade alheia, guerras de comida e até mesmo reclamações quando os dois grupos tiveram apenas que compartilhar lápis.
Quando os pesquisadores que acompanhavam o experimento perceberam que os dois grupos se odiavam o suficiente, os cientistas propuseram tarefas e problemas, cujas soluções deveriam ser discutidas e trabalhadas em conjunto. Esta decisão, no entanto, resultou em uma diminuição lenta das hostilidades entre os dois grupos, pelo menos enquanto os meninos rivais trabalharam em conjunto com o mesmo objetivo.
CONCLUSÃO TIRADA PELO EXPERIMENTADOR
No final do experimento, foi constatado que os garotos haviam desenvolvido uma aversão duradoura pelos membros do grupo contrário. 
COMENTÁRIO
De fato é assim mesmo que acontece no mundo todo hoje: Grupos Humanos são educados de modo difuso durante sua formação de pré-adolescentes para considerar como seus adversários outros Grupos, etnias, nações, idiomas, partidos, convicções políticas ou religiosas. A quem perguntou sobre Cuba, pedimos mais dados.
DESSE MODO FICA IMPLANTADO UM CONFLITO DEFINITIVO NA MENTE DESSES MENORES. SE A SEGUIR LHES DIZEM QUE DENTRO DESSA IDADE PODEM FAZER ABUSOS EM TUDO E SERÃO CONSIDERADOS NÃO CRIMINOSOS...
QUAL É O RESULTADO PARA SUA ATIVIDADE SOCIAL FUTURA?
NÓS TODOS ESTAMOS VENDO... ELES AUMENTAM OS ANOS DE IDADE MAS CONTINUAM COM O CONFLITO GRAVADO E QUALQUER MENTIRA VAI SERVIR PARA ACENDER JUSTIFICATIVAS PARA AGREDIR.
QUAL SERÁ A SOLUÇÃO?
PENSO QUE É SIMPLES!
BASTA FAZER-LHES SABER QUE ESSE COMPORTAMENTO DI MENOR INDICA QUE TERÃO QUE VOLTAR A UMA ESCOLA QUE LHES ENSINE A SER GENTE... PARA DEPOIS SEREM CONSIDERADOS DI MAIOR...











Nenhum comentário: