quinta-feira, 4 de julho de 2013

QUATRO DE JULHO - 1776

ESTAMOS EM 4 DE JULHO.

RECORDEMOS A HISTÓRIA AMERICANA AO VER OS MOVIMENTOS DE HOJE NO BRASIL E NO MUNDO.

OS PROTESTOS NAS RUAS DO BRASIL SÃO CLAROS NOS OBJETIVOS:

1.      O POVO QUER CHEGAR À DEMOCRACIA PLENA, ONDE TUDO ESTEJA CONTABILIZADO ÀS CLARAS, COMO NUM CONDOMÍNIO DE TODOS.
2.      O POVO QUER CHEGAR A UMA LIBERDADE PLENA DE IR E VIR PARA CONHECER E PODER PROSPERAR.
3.      O POVO QUER QUE O MÉRITO SEJA O CRITÉRIO PARA O GANHO DE TODOS – APOSENTADOS, FUNCIONÁRIOS, MILITARES, TRABALHADORES, EMPRESÁRIOS, SEM TERRA, BOLSAESMOLADOS, etc.
4.      O POVO QUER QUE AS PROPRIEDADES HONESTAMENTE GANHAS SEJAM PLENAMENTE RESPEITADAS.

ESTÁ NA HORA DE COMEMORAR O DIA 4 de julho de 1776 EM QUE SE LANÇOU AO MUNDO A DECLARAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA AMERICANA.

OS ANTECEDENTES:
Trata-se da culminância na América, da Revolução contra a ERA FEUDAL.
Os servos que fugiam das terras feudais iam para as cidades chamadas Burgos, onde se dedicavam a atividades livres, de indústria, agricultura e comércio. Os senhores feudais nunca perdoaram essa fuga e até hoje tentam retransformar esses rebeldes em seus escravos novamente, que é o que acontece no Brasil de hoje. Nas colônias americanas, pouco depois das fugas, veio a “proteção da coroa britânica” e foram apertando as algemas, em especial cobrando Tributos.

Além da cobrança excessiva de impostos, como hoje acontece aqui, os ingleses em 1765 proibiram a abertura de estabelecimentos fabris nas colônias. Isto gerou uma onda de descontentamento dos colonizadores que para a América do Norte fugiram para fazer fortuna.
Os ingleses vendo que a economia da colônia mostrava sinais de enriquecimento e vigor, resolveram rebaixá-la com novos impostos e novas taxas de produção sobre a fabricação de tintas, vidro, papel, etc.
EXATAMENTE COMO ACONTECE HOJE AQUI...

O DESFECHO:
Em 1773, devido à alta dos impostos, ocorreu em Boston a revolta do chá. Nessa data Samuel Adams e John Dickinson fundaram a Sociedade dos Filhos da Liberdade.
Em Filadélfia em 5 de Setembro de 1774, se reuniram os representantes das treze colônias no que foi chamado de primeiro congresso continental. Neste encontro foi redigida uma declaração de direitos e exigido o retorno à situação anterior.
O Parlamento Britânico não aceitou as reivindicações da colônia, aumentando muito os atritos entre as treze colônias e o governo central, culminando com a eclosão da guerra em 1775 em Lexington e Concord.
No mesmo ano ocorreu o segundo congresso continental, e simultaneamente aconteceu a batalha de Ticonderoga, com a vitória dos anticolonialistas. Com o moral elevado dos combatentes houve a criação do exército continental.

E finalmente em 4 de Julho de 1776, os representantes dos colonos reunidos em Congresso declararam a independência das 13 colônias inglesas do continente americano.

O QUE MUDOU NA HISTÓRIA:
Pela primeira vez na história da expansão europeia, uma colônia tornava-se independente por um ato revolucionário, proclamando ao mundo, no documento histórico aprovado no dia 4 de Julho, o direito à independência e à livre escolha de cada cidadão.
Já estava lançada a Declaração de "direito à vida, à liberdade e à procura da felicidade" definidos como inalienáveis e de origem divina. Esta é a semente da atual Declaração Universal dos Direitos Humanos, cuja cláusula resumo é o artigo 4, com um redondo NÃO à escravidão sob todas suas formas.

Construíram eles nessa data uma federação de estados dotados de uma grande autonomia, aprovando uma constituição política (a primeira da História mundial) onde se consignavam os direitos individuais dos cidadãos, e se definiam os limites dos poderes dos diversos estados e do governo federal. Foi estabelecido um sistema de equilíbrio entre os poderes legislativo, judiciário e executivo de modo a impedir a supremacia de qualquer um deles. 

TEMOS QUE PENSAR MUITO NESSA LIBERTAÇÃO AO FALAR DE REFORMA POLÍTICA.

A GUERRA E O TRATADO DE PAZ
No dia 17 de Outubro de 1777, os norte-americanos venceram a batalha de Saratoga. Os franceses, poloneses, espanhóis e prussianos, países antagonistas da Inglaterra, vieram em auxílio aos rebeldes enviando soldados para ajudar na guerra da independência.
Em 1780, os ingleses foram derrotados na batalha naval de Chesapeake, em 19 de outubro de 1781, o exército inglês, sob o comando de Lord Cornwallis, rendeu-se em Yorktown.

Finalmente, no dia 3 de setembro de 1783, em Paris, foi assinado o tratado em que os Estados Unidos, representados por John Adams, Benjamin Franklin e John Jay, tiveram sua independência reconhecida, formalmente, pelo Reino da Grã-Bretanha.

CLÁUSULA ESCRAVAGISTA QUE POUCOS RECORDAM DESSE E DOS TRATADOS POSTERIORES COM A GRÃ-BRETANHA:

“Os Estados Unidos da América assinam com a Coroa Britânica um acordo de ajuda mútua para todos os casos em que a Inglaterra se veja em guerra.”

Na independência de Cuba, o tratado tornou a Ilha do Caribe em um protetorado americano, reconhecido pela Espanha, com direito a tornar-se um Estado Americano.

A cláusula da ajuda do tratado de 1783 foi usada na Primeira Guerra Mundial, na Segunda, e em uma porção de conflitos, como os recentes no Afeganistão e no Iraque, onde aparentemente a operação foi toda organizada pelos americanos.

OUTRA CONDIÇÃO ESCRAVOCRATA FOI A LENTA E TOTAL INTROMISSÃO DO SISTEMA BANQUEIRO NA NOVA NAÇÃO.

Eis um pronunciamento profético a respeito dos Bancos, de um dos líderes desse 4 de Julho:

"Penso que as instituições bancárias são mais perigosas para as nossas liberdades do que exércitos inteiros preparados para o combate. Se o povo americano permitir um dia que os bancos privados controlem o seu dinheiro, os bancos e todas as instituições que vão florescer à volta dos bancos vão privar as pessoas de todas as suas propriedades, primeiro pela inflação, depois pela recessão, até ao dia que os seus filhos irão acordar sem casa e sem teto, na terra que os seus pais conquistaram." (Thomas Jefferson 1802).

CONCLUSÕES
TEMOS QUE PENSAR BASTANTE AO FALAR EM REFORMA POLÍTICA E NO QUE O POVO BRASILEIRO TERÁ QUE ENFRENTAR PARA CHEGAR AO FIM DA SENZALA EM QUE VIVEMOS. SABEMOS QUE SÃO OS ÚLTIMOS ESTERTORES DO FEUDALISMO. MAS, OS MONSTROS SEMPRE MATAM MUITO MAIS QUANDO ESTÃO ACUADOS E SABEM QUE SE APROXIMA SEU FIM.
UM DETALHE QUE TEM QUE SER LEMBRADO AINDA É QUE TAMBÉM CONVIVEMOS COM ESFORÇOS PARA IMPLANTAR UM GOVERNO MUNDIAL. QUEM ACOMPANHA OS DEBATES NA ONU E VERIFICA OS GRUPOS DE NAÇÕES QUE FORMAM BLOCOS OPOSTOS, JÁ SABE O QUE DISSE ARNOLD TOYMBEE EM SUA OBRA DE HISTÓRIA UNIVERSAL – “SERÁ INEVITÁVEL INSTALAR EM BREVE UM GOVERNO MUNDIAL, SE QUEREMOS FAZER SOBREVIVER A HUMANIDADE E SUA CIVILIZAÇÃO”.

ISTO E MAIS CONHECIMENTOS CORRELATOS DEVEMOS LEMBRAR COM ESTE QUATRO DE JULHO, POIS SÃO AS LIÇÕES DA HISTÓRIA.





Nenhum comentário: