sábado, 5 de maio de 2012

JAPÃO FECHA USINAS NUCLEARES PARA REVISÃO

USINAS NUCLEARES – QUANDO SERÁ O FIM?

RESUMO – JÁ HÁ NO MUNDO INVENTOS CAPAZES DE PRODUZIR ENERGIA MAIS BARATA DO QUE RADIOATIVIDADE, EÓLICA, SOLAR, COMBUSTÕES, E SÓ É NECESSÁRIO QUE PAGUEM AOS INVENTORES QUE OS DETÊM PARA ENTRAREM EM USO PARA GRANDE PRODUÇÃO DE ELETRICIDADE.

O Japão está tentando mudar. Será que consegue desmobilizar todas suas nucleares?

Esta é a notícia de hoje:

O Japão está fechando seu último reator nuclear em funcionamento neste sábado, deixando o país sem nenhuma energia atômica pela primeira vez em mais de quatro décadas.

O terceiro reator da usina de Tomari, na região de Hokkaido, é o último de mais de 50 a ter as operações suspensas para manutenção, desde que o tsunami de março de 2011 causou o desastre em Fukushima.

Até o ano passado, 30% da energia do país era nuclear, mas agora cada um dos reatores precisa passar por testes para demonstrar que eles são capazes de suportar terremotos e tsunamis.

Centenas de pessoas participaram de uma passeata pelas ruas de Tóquio para celebrar o que eles esperam que seja o fim na energia nuclear no Japão.

"Há tantas usinas nucleares, mas nenhuma funcionará hoje, graças a nossos esforços", disse o ativista Masashi Ishikawa à multidão.

''Falta de energia''

O governo japonês vem fazendo alertas de que o país enfrentará falta de energia durante o verão e defende a reabertura de reatores que já passaram pelos testes e foram considerados seguros - como dois reatores na usina de Ohi, no oeste do Japão.

Para que isso aconteça, é necessária a permissão das autoridades locais e ela ainda não foi concedida.

Empresas já foram avisadas de que pode haver consequências para a indústria, caso nenhuma usina nuclear volte a funcionar.

O correspondente da BBC em Tóquio Roland Buerk diz que o governo pode fazer pressão pela reabertura, mas vem se mostrando relutante em ir contra a opinião pública.

Combustíveis fósseis

Para suprir a demanda por energia, o Japão vem aumentando a importação de combustíveis fósseis e companhias de eletricidade estão colocando antigas usinas de energia em funcionamento.

Se o país conseguir passar pelo calor do verão sem apagões, analistas dizem que aumentará ainda mais a pressão pelo fim permanente do uso de energia nuclear.

Ao redor de Fukushima, usina que foi seriamente danificada pelo terremoto e tsunami de 2011, uma zona de exclusão de 20 quilômetros continua em vigor.

Explosões aconteceram em quatro dos seis reatores depois dos desastres naturais, devido a uma falha no sistema de resfriamento, o que levou a vazamentos radioativos e à evacuação forçada de milhares de pessoas.

http://noticias.terra.com.br/noticias/0,,OI5756070-EI188,00-Japao+fecha+ultimo+reator+nuclear.html

CONCLUSÕES – Ainda é cedo para concluir alguma coisa. Nosso GEA possui em estudos pelo menos 6 modelos ainda por patentear. Embora alguns registros prematuros tenham mostrado falha no objetivo de grande produção, os princípios são corretos e aguardamos a conclusão de algum deles para breve.

Nenhum comentário: