quarta-feira, 18 de abril de 2012

PETRÓLEO INSUBSTITUÍVEL

O PETRÓLEO É UM ENIGMA!
Vamos hoje falar algo desse ilustre desconhecido. Já ouvimos os maiores elogios e as maiores condenações atirados sobre o mesmo petróleo.
Será que é mesmo o vilão da poluição? Ou estamos tratando da mais útil de todas as matérias primas do planeta?
 
Muitas balelas são faladas a respeito e envolvem as pessoas desavisadas para que tomem atitudes emocionais.
 
Comecemos pelos "males"... De que males do Petróleo podemos seriamente falar? Sinceramente: só há mesmo um grande e terrível perigo para toda nossa civilização, ligado ao petróleo - Isto será se o petróleo acabar ou se ele se reduzir drasticamente. Há alguns anos publicamos no BLOG um artigo analisando as teorias sobre a origem do petróleo, arranhando o fundo do poço... (ou dos poços) para concluir que esses poços "não têm fundo!"
 
Ficou para nosso GEA evidente que o petróleo é inorgânico, produzido pela Natureza no subsolo, devido à grande percentagem de carbono que nosso planeta possui. O petróleo acontece com o crescente esfriamento do Universo. A crosta terrestre encolhe, pressiona e racha. A água desce às camadas mais quentes e se combina com as rochas carbonadas a alta pressão e temperatura. Assim se sintetizam os hidrocarbonetos e seus polímeros. Eles se expandem e sobem, acima das águas que descem, ocupando as fendas e espaços por onde entraram as águas, pois pesam menos. Isso pode fazer explodir vulcões e terremotos. Logo, se não houverem razões humanas para usar esse ouro líquido, ainda assim acabará sendo uma imposição de sobrevivência humana extrair e consumir esses barris de vulcanismo, bomba pronta pra explodir, com estopim aceso!
 
A acusação declarando o Petróleo inimigo do homem é duas vezes vazia: 1- O CO2 de sua queima é alimento das plantas em vez de ser poluente! Ao contrário, o gás metano produzido pelos nossos restos florestais e descarte de lixo é o que tem muito mais perigo. 2- Sobre seu fim, podemos assegurar que não está à vista! Cada vez se abrem mais campos petrolíferos e não se esgotam os poços atuais.
 
TEMOS ASSIM, COMO BOM NATURÓLOGO, QUE FAZER A DEFESA DOS USOS DO PETRÓLEO. Bem entendido: se ele está sendo usado indevidamente como agente de escravização, defendamos seu uso para a libertação humana em uma nova civilização.
 
Os entraves que criam para que os povos tenham acesso ao uso dos seus produtos, isso sim, é escravagista. Entretanto, as manobras mafiosas do mercado escravizador são feitas com todos os produtos - soja, açúcar, trigo, álcool, minérios, eletroeletrônicos, automotivos, passagens aéreas, leite, carnes, uso das estradas, etc. Nada há de estranho fazerem o jogo de preços com o petróleo, como se faz com o resto...
 
Afinal, os produtores com muita mercadoria, também reduzem preços e melhoram produtos, visando mais amplo mercado. E quem ganha será sempre o consumidor, que um dia alcançará o equilíbrio da libertação em um mundo onde os produtores cada dia necessitam de pensar mais e mais em preservar seus clientes sadios, com segurança e com rendas. E o etróleo aceita as manipulações nesse sentido também.
 
Dissemos acima que o maior perigo do petróleo está em sua possibilidade de acabar ou ter uma redução inevitável. Fique agora claro que não se trata de medo de paralização de transportes por reduzir-se a disponibilidade de combustível. O perigo que poderia acabar com nossa civilização está na possível falta dos outros produtos que dele extraímos, pois mover carros pode ser feito com eletricidade, álcool, ar comprimido, hidrogênio, e muitas outras formas de força motriz em andamento.
 
O que dificultaria e muito o avanço do progresso está em faltarem coisas como o asfalto e as borrachas para rodar nas estradas, lubrificantes, plásticos e sintéticos para tintas, vernizes, embalagens, tecidos, calçados, revestimentos para veículos, construção de casas,  adubos, isolantes para fios elétricos... Chega! A enumeração de artigos que usamos feitos de origem petrolífera continua cada vez criando mais alguma coisa.
 
Para que entendam a expansão dessa lista, vou apenas recapitular uma proposta que tenho em pauta há mais de 30 anos e que pode ser vital em futuro próximo - trata-se da Fruticultura Mágica. O CO2 é o maior ativador das fruteiras. E eu proponho fazer fumaça nas épocas que desejarmos fazer florescer nossas fruteiras. Óleo cru queimado em lamparinas já foi material de vida ou morte para plantadores de uva desmancharem geadas iminentes e salvarem suas colheitas.
 
Esta queima, além de mudar as camadas do ar e garantir estabilidade térmica na plantação, garante um índice de CO2 ótimo para produzir mais glicose. Isso pode ser estendido para produzir flores para mel, frutas, fibras vegetais, cereais, tubérculos, hortaliças, madeiras, cana de açúcar, pólen, forragens para gado, material orgânico para adubos biológicos, etc.
 
Assim, embora não levemos a sério as ficções de que a ciência vai fazer de petróleo o bife sintético, as vitaminas e enzimas hoje exclusivas dos produtos naturais, bem como sintetizar glicose com o mesmo valor do mel e das frutas... Já é quase isso que resulta de entender os usos expostos acima. É correto portanto que façamos um entendimento entre o Naturismo e o Petróleo, para o bem de todos. Em breve acredito que os homens de boa vontade estarão unidos decretando um Condomínio Planetário nos termos de nossa proposta de IMPOSTO ZERO e o Petróleo ainda ficará mais barato unindo sua extração com as máquinas sem consumo de nada, que vêm aí. (Ver as propostas no BLOG e nos resumos http://pt.shvoong.com/writers/ramacheng )
 
RESUMO CONCLUSIVO:
Disso tudo podemos concluir que o Petróleo é uma dádiva da Natureza para o homem... e que é necessário que todos reunamos nossos estudos para tirar todo o proveito libertador que ele encerra.
E O QUE MAIS? podemos afirmar que o Petróleo ainda é um Grande e Ilustre Desconhecido.
 
 

Nenhum comentário: