terça-feira, 4 de janeiro de 2011

MULTIMISTURA

MULTIMISTURA
 
Transcrevo trechos do e-mail que circula a respeito da "invenção" da pediatra Clara Brandão, nissei com quase 70 anos:
 
... Alencar marejou os olhos ao ver Clara Takaki mostrando os resultados conseguidos.
Pobre na infância no interior de Minas, o vice não conseguiu soltar uma palavra sequer.
Apenas deu um longo e apertado abraço naquela mulher, a pediatra Clara Takaki Brandão.
Foi ela quem criou a multimistura, composto de farelos de arroz e trigo, folha de mandioca e sementes de abóbora e gergelim.
 Foi esta fórmula que, nas últimas três décadas, revolucionou o trabalho da Pastoral da Criança, reduzindo as taxas de mortalidade infantil no País e ajudando o Brasil a cumprir as Metas do Milênio.
 
E o que a pediatra foi pedir ao vice-presidente?
Que não deixasse o governo tirar a multimistura da merenda das crianças.
Mais do que isso, ela pediu que o composto fosse adotado oficialmente pelo governo.
Clara já tinha feito o mesmo pedido ao ministro da Saúde, José Gomes Temporãomas ele optou pelos compostos das multinacionais, bem mais caros. (é lógico, na multimistura não dá para embutir 10, 20  ou mais por cento tão presentes na licitações de muitos governos).
"O Temporão disse que não é obrigado a adotar a multimistura", lamenta Clara.
 
Há duas semanas a energia elétrica da sala de Clara dentro do prédio do Ministério da Saúde foi cortada. Hoje, ela trabalha no escuro.
"Já me avisaram que agora eu estou clandestina dentro do governo", ironiza a pediatra.
 
Hoje, a multimistura é adotada por 15 países.
No Brasil só se transformou em política pública em Tocantins. 
Clara acredita que enfrenta adversários poderosos.
    (alguém tem alguma dúvida ???)            
Segundo ela, no governo, a multimistura começou a ser excluída da merenda escolar para abrir espaço para o Mucilon, da Nestlé, e a farinha láctea, cujo mercado é dividido entre a Nestlé e a Procter & Gamble
"É uma política genocida substituir a multimistura pela comida industrializada", ataca a pediatra.
 
A antiga Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança, a saudosa Zilda Arns, reconheceu que a multimistura foi importante para diminuir os índices de desnutrição infantil. "A multimistura ajudou muito", diz ela. 
"ISTO É" procurou as autoridades do Ministério da Saúde ao longo de toda a semana, mas nenhuma delas quis se pronunciar. "O multimistura é um programa que não existe mais", limitou-se a informar a assessoria de imprensa.
 
NOSSAS CONCLUSÕES?
Se os nossos políticos continuarem pelegos delirantes na "Ilha da Fantasia" em breve estarão cada um por sua vez saindo pelas portas do FIM para serem saboreados na Terra das Sombras onde Jesus Cristo já avisou que só se ouvirá choro dos devorados e ranger de dentes dos devoradores. Aí eles saberão que houve a separação do Joio e do Trigo, pois as palavras d'Ele nunca passarão. Ainda estão em tempo de avaliar quanto teria valido uma simples "vontade política".
 

Nenhum comentário: