quarta-feira, 13 de outubro de 2010

O AMBIENTALISTA CÉTICO

Neste livro, o estudioso B.Lomborg se mostra otimista a respeito do futuro do planeta. Em 25 capítulos divididos em 6 partes, examina as muitas discussões que se fazem a respeito do meio ambiente, concluindo aproximadamente o que nosso Grupo de Estudos já nos vem mostrando há quase 30 anos. Existe um sistemão de dominação material do mundo em detrimento do homem e daí a "ladainha" escravizante. A realidade, como ele vai mostrando, capítulo após capítulo se conclui com o título que define a Conclusão geral - "Tivemos um progresso constante até hoje". Explica que isso se deve a que não se dá tanta atenção à ladainha de catastrofismo porque na prática temos avaliado corretamente as prioridades e os riscos com a cabeça fria.

Resumo pelo índice de - O AMBIENTALISTA CÉTICO - Bjorn Lomborg

Parte I - A Ladainha 1. As coisas estão melhorando. Mas não estão boas. Exageros e tendências globais. Realidade versus mito. Worldwatch Institute. Greenpeace. Estatísticas e Economia. Recursos Hídricos. Realidade versus previsões maléficas.

2. Por que ouvimos tantas más notícias. Organizações. Distorção - más notícias. A Midia. Conflito e culpa.

Parte II - 3. Bem estar do ser humano. Superpopulação? 4. Expectativa de vida e saúde. Doenças. 5. Alimentos e fome. Malthus. Alimentos e seus preços cada vez mais baixos. Aspectos regionais. Medida de riqueza a Inflação.

6. Prosperidade - Pobreza e distribuição. Mais bens de consumo. Mais educação. Mais lazer. Mais segurança. Menos catástrofes.

7. Prosperidade sem precedentes.

Parte III - A Prosperidade pode continuar? 8. Recursos estão no fim? 9. Teremos alimentos sempre? Há limite às rendas? Biomassa - alto crescimento? China? Pesca? 10. Perdendo florestas? E o reflorestamento? 11. Energia - Há suficiente? Crise do Petróleo? Cada vez temos mais petróleo. Energia fóssil - gás, carvão, xisto. Nucelar. Renovável. Solar. Eólica.

12. Recursos não energéticos. Preços em queda. Cimento. Alumínio. Ferro. Cobre. Ouro e prata. Zinco. Por que cada vez temos mais?

13. Água. Quanto temos? Haverá falta? Conflitos? 14. Conclusão - Continuação da Prosperidade.

Parte IV - Poluição ameaça prosperidodade? 15. Atmosfera. O que é perigoso? Chumbo? SO2? Ozônio? NO2? CO? 16. Chuva ácida. Morte de florestas? 17. Em recintos fechados. 18. Alergias e Asma. 19. Poluição das águas. Oeanos. Óleo no Golfo. Águas costeiras. Fertilizantes. 20.Lixo. 21. Conclusão - Poluição diminui.

Parte V - Amanhã? 22. Medos químicos. Câncer? Pesticidas. Análise de risco. Estrogênios. Produtos Orgânicos. Conclusão - Devemos usar os pesticidas.

23. Biodiversidade. Quantas são as espécies extintas? Virifiquem os dados. Estimativas exageradas.

24. Aquecimento. Efeito estufa. O clima de 1856 a 2010. Em que grau o CO2 aumenta a temperatura? Buraco no Ozônio. Consequências do aquecimento para a agricultura. Nível do mar. Pergunta: Somos realistas? Clima atual e futuro. Custo do Aquecimento? Custo da redução da emissão de CO2. Conclusão: Sustos, custos e política sensata.

Parte VI - Qual é o verdadeiro estado do mundo? 25. Catástrofe ou progresso? A invenção da ladainha. Fixação de prioridades e riscos - avaliar. Transgênicos? Conclusão geral- Temos um progresso constante até hoje.

COMENTÁRIO - A posição deste autor é a mais tranquila que podemos ter. Embora pareça otimista, podemos declarar que é mais realista do que otimista. Nosso Grupo de Estudos Avançados nos apresenta razões bem mais otimistas: 1. Não aceitamos que existem doenças irreversíveis como o câncer. 2. Não acreditamos em crescimento demográfico geométrico. 3. Sabemos com clareza sobre descobertas científicas técnicas nas áreas de recursos energéticos, hídricos e terapias regenerativas, suficientes para garantir que SE NÃO FORMOS IMPEDIDOS POR ALGUM INVASOR estranho, teremos somente bons fatos a analisar com resultados geometricamente favoráveis à sobrevivência com saúde, longevidade, segurança e rendas para O bem estar de todos, SE ASSIM QUISERMOS.

Temos mais abordagens neste BLOG e em:

http://www.mariosanchez.com.br

Nenhum comentário: