sábado, 16 de outubro de 2010

COMO NIVELAR PARA O MELHOR ELITIZANDO

RESUMO - Está na hora de mudar nosso sitema educativo e sairmos dessa Putralha que nivelou para baixo toda nossa sociedade.
A Sociologia ensina que toda vez que misturamos grupos sociais de diversos níveis, tentando nivelar, ao contrário da suposição de que melhora a média, todos descem ao nível mais baixo do grupo... A Putralha dos escravagistas atiçou os maus instintos dos ignorantes para desprezar a elitização, que chama de burguesia como título ofensivo. Na verdade a revolução burguesa em busca de liberdade e bem estar é a única revolução verdadeira. A elitização é o sistema de acesso que é preciso ativar e com essa jogada de invejas, mantém-se fechada a educação destinada a nivelar para cima. A verdadeira democracia é a que deixa aberto o acesso social com base no mérito de cada um.
Todos os Pedagogos asseguram que podemos fazer progredir os povos se aplicarmos um bom sistema de ensino.
Assim se desenvolveram o Japão e todos os Tigres Asiáticos.
Se não fosse essa a verdade, não teríamos no passado tantos "Mestres" que elevaram o nível moral das civilizações. No Oriente falamos de Lao-Tsé, Confúcio, Mengtsé, Buda. Em mais remotos tempos se falou de Zoroastro e outros luminares.
Moisés é o mais ouvido e serviu de base a quatro linhas filosóficas de alto nível; hoje podemos acreditar em seus escritos para entender que Abrão trouxe os segredos desses conhecimentos de UR e dele se espalharam por toda a Terra. No Oriente originaram o Livro das Mutações, em retorno Moisés ditou a Bíblia e de algum modo isto foi o germe da Meditação de Buda. Conservou-se como Judaismo na linha tradiconal com muitas variantes internas, fundamentou os diversos Cristianismos e de algum modo também o Islam.
Na Grécia são famosos os dois organizadores sociais clássicos - Sólon, ensinando a Democracia em Atenas e Licurgo em Esparta que foi mal interpretado por Menelau para formar os mais duros guerreiros que a História conheceu.

Fazemos duas perguntas:
A-Qual é o método pedagógico a ser seguido?
B-Como isso pode ser aplicado ao momento presente do Brasil?
Resposta A - A Pedagogia correta se baseia em despertar o interesse e a curiosidade, graduando em seguida o ensinamento conforme o aluno assimila as informações, mantendo esse interesse aceso mediante duas linhas de resultados:
1. O progresso do aluno no entendimento dos conhecimentos, mantendo interesse em conhecer mais.
2. Resultados concretos para quem aprendeu, pela eficácia material dos ensinamentos, aguçando o interesse para obter valores pela ampliação do saber.
Resposta B - Além de termos para aproveitar todos os sistemas recentes de organização educacional, temos a tradicional "escola humanista" que procurava fornecer informações e formar o caráter, necessário para considerar alguém educado ou civilizado. Em primeiro plano temos que fazer as pessoas aprenderem a língua Portuguesa, de modo que possam entender o que ouvem, saibam dizer claramente o que sabem e possam ler com proveito o que precisarem aprender de qualquer ramo do conhecimento. Como já existe uma subvenção familiar para quem está no último nível de baixo, há que vincular o valor desse benefício a uma dedicação aos estudos, se queremos que saiam dessa inércia; em paralelo, com uma grande margem de isenções tributárias, produzir um sistema de rendas progressivas para premiar materialmente o acesso social pela dedicação, conhecimento e participação do progresso geral.
CONCLUSÃO - JÁ TEMOS ESSES PROGRAMAS ESBOÇADOS em nossas propostas de IMPOSTO ZERO e de Sociedade Investidora de Patrimônio e Renda, para substituir os sistemas Tributário, Educacional, Previdenciários e assistencialistas atuais.
Mais dados se encontram em:

Nenhum comentário: