quinta-feira, 28 de outubro de 2010

CALMA! (AMBIENTALISMO REVOLUCIONÁRIO)

UMA VISÃO REVOLUCIONÁRIA SOBRE O AMBIENTE E O MUNDO
Já apresentei o livro "O Ambientalista Cético" onde Lomborg se nega a participar da onda de mentiras sobre o Meio Ambiente. Agora fazemos um resumo sobre o outro livro onde ele apresenta mais cálculos e observações sobre o tema.  
 
LIVRO - "CALMA!" do autor Bjorn Lomborg
RESUMO -  Prefácio. 1.Ursos polares: Os canários na Mina de carvão. 2.Está a ficar mais quente: o conto. 3. O Aquecimento Global; as nossas várias preocupações. 4. As políticas para o Aquecimento Global. 5. Conclusão: Tomar as providências suaves. Já no Prefácio afirma: Se nos conseguirmos acalmar é provável que deixemos o século XXI com sociedades muito mais fortes, sem níveis extremos de morte, de sofrimento e de perda e com nações mais ricas, com oportunidades inimagináveis, num ambiente mais limpo e saudável.
1. URSOS POLARES - A tese defendida neste livro: a) O Aquecimento é real e é produzido pelo homem; b) As declarações de consequências graves são exageradas; c) Precisamos de soluções simples; d) Há várias questões mais importantes do que o aquecimento global. Importa mais melhorar a qualidade de vida e do ambiente.
2. O CONTO - Aumento de temperatura é real. Há mortes causadas pelo calor. E o futuro? Mortalidade na Europa; para combater esse aumento, podemos "comprar" 7 dias em 100 anos. O custo da redução do CO2 é maior que os prejuizos que ele causa. Há que balancear custos e benefícios da ação climática. Simula como é viver em um mundo mais quente. Há outras questões e desafios - doenças, nutrição, subsídios, saneamento, água, governo, emigrações. Há estratagemas mais inteligentes.
3. AQUECIMENTO - Nossas várias preocupações. Glaciares derretem. Mares sobem. Europa aquece mais. Clima extremo e exageros. Perguntas a fazer: Calor é mais fome? Não? E a falta de água?
4. NOSSAS POLÍTICAS AMBIENTAIS - Não é essa nossa única opção. Temos que aumentar nossa Investigação e o desenvolvimento. Estamos assustados sem motivo. Na Economia falta o diálogo sensato. Na ciência falta o diálogo sensato. As soluções alternativas são ignoradas.
5. CONCLUSÃO - Temos que escolher prioridades leves. É tempo para o diálogo sensato. Tonny Blair - Os países estão preparados para fazer; há que tentar trabalhar em conjunto para desenvolver ciência e tecnologia de forma benéfica. Prevenir o mal não é mais valioso do que aumentar o bem. Opções mais suaves -  Pensar em mais eficiência com menores custos, para saber quais serão as prioridades. Não devemos ficar com a "moda" e devemos mudar o mundo através de estratégias as mais baratas possíveis.
 
NOSSO COMENTÁRIO - De fato temos comprovado o que ele diz sobre os últimos 150 anos: Os climas estão mudando e as populações encontram mais soluções e vivem melhor, enquanto as soluções aplicadas foram simples e a qualidade de vida aumentou sempre. Portanto temos que manter a Calma e não aceitar decisões obscuras cujos proponentes não nos deixam ver claramente os objetivos ocultos que eles possuem. Mais informações deixamos no BLOG, no site e nos resumos http://pt.shvoong.com/writers/ramacheng

Nenhum comentário: