quarta-feira, 16 de junho de 2010

A ROSA E O ROUXINOL

RESUMO - Há um confronto em nosso mundo. ESOPO contava em fábulas as verdades que ainda temos que entender para atingir nossa Libertação. Assim ensinou Jesus Cristo: Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará. Aqui estendemos a fábula:

A ROSA E O ROUXINOL

A Rosa reparou logo que o pássaro cinzento possuía uma mancha rósea no peito. A flor, achando que ele estava invejando suas cores, riu do pássaro: "Sou muito superior a ti, porque tenho o colorido do nascer e do por do Sol, isto pelo corpo todo e ainda perfumo a Natureza ao meu redor em grande extensão!" Responde o Rouxinol: "Guarda esse orgulho vazio em silêncio e fica quietinha presa a essa Roseira, enquanto que eu vôo pelos céus e canto em melodias tanto as tuas cores e perfumes, quanto os coloridos das auroras e dos crepúsculos, e ainda o brilho das pedrarias, perfumes do Paraíso, todas as alegrias do Universo e todos os profundos sentimentos da alma... Porque eu sou livre para ir e vir, conhecer todas as realidades do mundo, sou respeitado pelo meu mérito e ninguém me escraviza nem toma o que é meu". Dizem que a Rosa ficou tão envergonhada que murchou e derrubou suas pétalas, em choro incontido de decepção e inveja. O Rouxinol tentou reanimá-la cantando belas melodias e trinados, mas foi tudo em vão. Por fim, lamentou-se: "Quem me dera que o meu canto conseguisse reviver essa pobre Rosa!" Moral que dizem servir ao caso: Não há arrependimento algum que seja capaz de apagar a mágoa de quem sofreu uma decepção, do mesmo modo que não há como emendar uma taça de cristal que se partiu.

ANÁLISE - Será que é só isso que Esopo quis contar? Relembremos a parábola. Ao começo a Rosa julga o Rouxinol invejando suas cores. Depois, o pássaro que tem a melhor melodia do mundo rebate mostrando seus méritos. Aí a Rosa não suporta a comparação e morre de Inveja. Por fim o pesaroso cantor fica com pena da coitada, fazendo saber que não tinha intenções de agredir.

Mas, é exatamente isso que acontece no mundo nessa luta entre a Liberdade Democrática e o escravagismo estatal! Concluiremos o evidente: cada ser tem seus dons e méritos e deve exercê-los sem querer inferiorizar aos outros, porém contribuindo para a harmonia universal. Que a lição sirva aos bolcheviques impenitentes.

Exemplo claro estamos vendo: eram dois modelos de agricultura e associação que os socialistas propunham. Um era estatal e o outro de iniciativa privada associativa. Como a Rosa fica presa a seu Estado Roseira... E o Rouxinol tem seu vôo livre para realizar cooperação como é o Kibutz... O estatal fez com que o Paraíso do Caribe, Cuba, em meio século se tornasse na favela de hoje. Usando o Kibutz, cooperativa de iniciativa dos sócios, Israel converteu um deserto em um Jardim e o país se tornou na potência que estamos vendo.

Lei mais em

http://pt.shvoong.com/writers/ramacheng

Nenhum comentário: