quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

NOTÍCIA SOBRE COMISSÃO DA VERDADE

NOTÍCIA - TERRA
Estrangeiros auxiliam grupo que elabora Comissão da Verdade
24 de fevereiro de 2010 09h29
O grupo de trabalho encarregado de elaborar o anteprojeto de lei que institui a Comissão Nacional da Verdade realiza nesta quinta-feira, em Brasília, uma oficina a portas fechadas para ouvir especialistas estrangeiros em processos de reconciliação nacional e funcionamento dessas comissões.

Estarão em Brasília o peruano Javier Ciurlizza, do Centro Internacional de Justiça de Transição, Catalina Smulovitz, da Comissão da Verdade da Argentina, e o americano Peter Kaornbluh, da National Archives and Records Administration.

Além desses especialistas, o grupo ouvirá sexta-feira, em São Paulo, o presidente da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, Santiago Canton, e o representante do Comissariado das Nações Unidas Juan Mendes.

Para especialistas, o projeto de lei da Comissão da Verdade poderá ter dificuldade de tramitação na Câmara dos Deputados e no Senado em um ano de eleições gerais. É possível, portanto, que a comissão só venha a ser votada na próxima legislatura do Congresso Nacional e a ser instalada pelo próximo presidente da República, a ser eleito em outubro.

De acordo com o presidente da Associação Nacional de Direitos Humanos - Pesquisa e Pós- Graduação (Andhep), Eduardo Bittar, a demora na tramitação pode ser positiva. "Esse cozimento pode ser virtuoso e significar um processo lento de amadurecimento, que evita a precipitação", disse o pesquisador, que também é professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

Segundo Bittar, a futura Comissão da Verdade terá a "tarefa da memória", isto é, "resgatar as inverdades, reconstruir os fatos, ensinar e educar para o não retorno, evidenciar a importância da vigilância cidadã e democrática das instituições e de seu uso público, permitir a indenização material de familiares e vítimas e avançar em direção à punição - ainda que simbólica - dos envolvidos".

Evitar o retorno a contextos não democráticos é outra preocupação, lembrada pelo sociólogo Sérgio Adorno, coordenador do Núcleo de Estudos da Violência da USP. "Não se pode avançar na vida democrática desconfiando que isso pode acontecer de novo", disse, acrescentando que a apuração e a eventual punição são mecanismos institucionais para estabelecer confiança entre os cidadãos.

Além de Vannuchi, o grupo que vai elaborar o anteprojeto de lei sobre a Comissão da Verdade é formado pelo ex-secretário de Direitos Humanos Paulo Sérgio Pinheiro, pelo presidente da Comissão sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, Marco Antônio Barbosa, pelo presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, Paulo Abrão, pelo consultor jurídico do Ministério da Justiça, Vilson Vedana, e pela secretária executiva da Casa Civil, Erenice Guerra, que coordena o trabalho.

COMENTÁRIO: Apoio a abertura de arquivos e a investigação da verdade, especialmente sobre a situação dos brasileiros que tiveram que deixar o país após a 'abertura', e que somam mais de 15 milhões, mais os que morrem todos os dias por maus atendimentos, por estradas sucateadas, drogas e abandono de famílias, suicídios por não haver liberdade econômica, corrupção, balas perdidas, etc.etc, pois podem ser os militares atuais tão responsáveis por isso como foram no passado.
 
Leia resumos de lições do passado em

Nenhum comentário: