quinta-feira, 1 de outubro de 2009

BRASILEIROS EM HONDURAS - MANIFESTO E OFICIO

Manifesto Público

Nós, brasileiros(as) que formamos com nossos familiares a colônia brasileira de San Pedro Sula, Honduras à comunidade nacional e internacional, fazemos saber que:

1) Lamentamos e nos envergonha profundamente a atitude do nosso ministro das Relações Exteriores Celso Amorim, e do governo do nosso país, ao permitir a presença do Sr. Manuel Zelaya, na sede da Embaixada do Brasil em Tegucigalpa.

2) Repudiamos veementemente as ações do Itamaraty que marcaram um retrocesso nas relações diplomáticas entre o Brasil e este digno povo hondurenho e seu governo atual.

3) Protestamos por todas as ações pouco diplomáticas que estão causando, não só que o Brasil fique impedido de cumprir a sua liderança na resolução pacífica do conflito interno hondurenho, mas também põe em risco direto a representação diplomática, a nós brasileiros residentes em Honduras, aos funcionários da embaixada, aos vizinhos da embaixada e aos cidadãos de outros países que realizam gestões de procedimentos comuns nessa sede, porque armaram um escudo humano em torno da figura do Sr. Zelaya, que infelizmente foi "hospedado" pelo Itamaraty em nossa embaixada em Tegucigalpa.

4) Nós condenamos o fato de o Itamaraty e o nosso governo não terem levado em conta o nosso bem-estar, o de nossas famílias e dos nossos bens e empresas, ao tomar esta decisão sem precedentes na política externa brasileira.

5) Instamos o nosso governo a tomar as medidas corretivas necessárias, no tempo mais breve possível, para que o Sr. Zelaya não continue usando nossa embaixada para atos de sedição e de incitamento à revolta.

6) Pedimos aos três poderes do Estado brasileiro a tomar medidas adequadas para que o governo mantenha conversações com as autoridades hondurenhas para uma rápida resolução desta situação, mas respeitando a Constituição de Honduras, as leis hondurenhas e as do direito internacional, e sobretudo respeitando o princípio universal da autodeterminação e da não intervenção.

7) Nós convidamos as outras colônias de residentes neste belo país de Honduras para manifestar a seus respectivos governos, devido que é nossa opinião que outros Estados também estão violando os mais elementares princípios de neutralidade, não ingerência e cooperação para a resolução de conflitos internos desta nação nobre de Honduras, que só quer desenvolver-se em PAZ, ORDEM E PROGRESSO.

Elair Schenkel de López

Presidente de la Colonia Brasileira de San Pedro Sula, Honduras



UnoAmérica pede ao Congresso e ao Supremo Tribunal Federal do Brasil para parar as ações de Lula em Honduras

Senhores,

Deputados e Senadores do Congresso Nacional

Magistrados da Corte Suprema de Justiça

República Federativa do Brasil.

Tenho a honra de dirigir-me aos senhores na oportunidade de expor-lhes o seguinte: o aval de Lula à operação que permitiu o regresso clandestino de Zelaya a Honduras – assim como o apoio logístico que a Embaixada do Brasil lhe presta, para que desde lá coordene ações destinadas a provocar uma guerra civil – afeta a estabilidade da região centro-americana e prejudica gravemente os interesses nacionais de vossa nação.

Aparentemente, as ações internacionais de Lula procuram defender a democracia e incrementar a presença do Brasil na América Latina. Entretanto, isso é só na aparência.

Na realidade, as manobras de Lula no exterior estão desenhadas para favorecer única e exclusivamente seus aliados do Foro de São Paulo [1], organização que pretende destruir as instituições de nossas nações e colocar o Poder Executivo acima dos demais poderes públicos, como ocorre na Bolívia, Equador e Venezuela, e como Zelaya pretendia fazer em Honduras.

Até agora Lula se comportou como um socialista "moderado", porque as sólidas instituições brasileiras o impedem de atuar de outra forma. Todavia, a estratégia de Lula consiste em apoiar os radicais na periferia, para facilitar o avanço do socialismo radical dentro do vosso próprio país. Sem dúvida, Lula tem favorecido a Chávez de maneira inaceitável [2].

Para entender a relação tão estreita que existe entre Lula, Chávez e Zelaya, assim como o pano de fundo das manobras do governo brasileiro em Honduras, é de vital importância que vossas instituições tenham acesso às informações contidas nos computadores de Raúl Reyes.

Faço um respeitoso chamado a investigar seriamente por que o Congresso e a Corte Suprema de Honduras se viram obrigados – por mandato constitucional – a destituir Zelaya. Também me atrevo a sugerir-lhes que impeçam que o presidente Lula continue provocando conflitos em Honduras.

Sem outro particular a que fazer referência, aproveito para fazer-lhes chegar meus mais sinceros desejos pelo bem-estar e o progresso de vossa grande nação.

Muito atenciosamente,

Alejandro Peña Esclusa

Presidente de UnoAmérica

www.unoamerica.org

(1) Ver artigo - El Foro de Sao Paulo a los 16 años de fundado. Disponível em: http://www.fuerzasolidaria.org/WebFS/Escritos/FSP16anos.html

(2) Ver artigo - La verdad sobre Lula. Disponível em:

http://www.fuerzasolidaria.org/WebFS/Escritos/LaVerdadSobreLula.htm

Traduções e comentários: G. Salgueiro

NOSSO COMEMENTÁRIO - TRANSCREVEMOS OS TEXTOS ACIMA PARA QUE NOSSOS AMIGOS E LEITORES DO BLOG VEJAM O ÂNGULO QUE NOSSA MIDIA FEUDAL NÃO PERMITE OUVIR.

OUTROS ESTUDOS:

Já oferecemos mais de 600 textos grátis nos links: 

 

Nenhum comentário: