segunda-feira, 2 de março de 2009

CONTO DE JUDEU ERRANTE

 

MOISÉS, BIBLIA, POVOS E NAÇÕES
 
CONTO DE JUDEU ERRANTE - somos todos descendentes de Abrahão?

Estava em Houston, Texas,  conversando com pessoas do GEA que me haviam convidado para uma Reunião de Estudos. Um emigrado mexicano, ouvindo falar que a maioria dos seres deste planeta descendem diretamente de Abrahão, quando viu meu interesse por livros sobre Moisés e os tempos dos patriarcas, acompanhou-me à Biblioteca do condado e dias depois contou-me o seguinte:
- Eu sei que minha família é toda descendente de judeus. Por isso tenho procurado as sinagogas, as associações hebráicas, assinei revista sobre o movimento pro Israel e tenho dado contribuições para ajudar o estado Judeu. Porém, nenhum deles quer me reconhecer como pertencendo à mesma família histórica. Você conseguiria explicar-me as razões, já que ali ninguém me explica? São eles os racistas?
Contei-lhe então a seguinte tradição que me foi referida por um judeu foragido de Praga ante a invasão comunista.
Ele me contou que pertencia a um ramo tradicional de famílias com costumes práticos muito úteis. Dentre esses costumes, há o hábito de fazer com que os filhos aprendam desde cedo algum ofício ou trabalho pessoal, além de ajudar nos negócios do pai. Desse modo, se precisarem abandonar suas cidades ou mudar de país, alguma coisa sabem fazer para sobreviver com seu próprio trabalho - ourives, tecelão, ferreiro, alfaiate, seleiro, sapateiro, cozinheiro, vendedor, motorista, açougueiro, verdureiro, etc. E outro costume anexo a este é que, se o filho não se enquandra e conflita com os negócios do pai, lá pelos dezoito anos este o chama e lhe dá uma mesada suficiente para sobreviver um mês e o manda embora, com a recomendação: "Só me volte aqui quando estiver em condições de devolver-me esse valor sem que isso lhe faça falta". Segundo ele, geralmente o filho sempre volta para dizer orgulhoso - "Eis aqui o SEU dinheiro. Não me faz falta. Já tenho de sobra para mim!" E também segundo o narrador, o pai recebe o valor e o embolsa sem dizer mais nada, como simples obrigação cumprida.
Nesse final o mexicano me perguntou: "E que tem essa estória que ver com o que lhe contei?" Bem! respondi eu. É que muitos não voltam nem seguem as tradições e até deixam de considerar-se judeus. Provavelmente você é descendente de um desses ovelhas negras que não quiseram trazer o valor de volta. E aí terá que provar o que está dizendo, de onde você saiu, e vai ter que pagar com juros e correção monetária talvez de alguns séculos, né? 
Os companheiros do grupo de estudos avançados depois de rirem como se fosse piada, acharam interessante a estorinha, chegando um a perguntar: "Você não acha que está arriscando a ser perseguido sem levar nenhuma vantagem com essa sua pretensão? Talvez eles estejam querendo proteger você das acusações que sempre se fazem contra judeus..."
Continuamos debatendo os dados bíblicos durante mais uns dez dos vinte dias que estive lá. Hoje, quase dez anos depois dessa visita, estou com o livro quase pronto, com o texto em que analiso a vida de Moisés para tentar explicar como ele escreveu tanta informação, de onde colheu sua ciência, como teve certeza de que havia feito "O LIVRO QUE CONTÈM TODA A INFORMAÇÂO".
Lemos nessas reuniões com muita atenção nada menos que Doze textos do Gênesis em que Moisés conta que o Poder que criou o homem avisou que "Todos os povos e Nações futuros serão descendentes de Abraão". Assim, o amigo mexicano, de qualquer modo um dia nem terá que alegar coisa alguma...
Esse estudioso mexicano acabou comentando:
 - "Se um texto da Bíblia diz uma coisa que parece obscura, devemos ler com mais atenção e cruzar com outras informações do Livro, pois qualquer simples afirmação será a qualquer tempo comprovada e diremos que o livro disse a verdade. Então, como ficamos, se essa informação de que no futuro todos teremos com certeza os genes de Abraão, fala isso claramente doze vezes e sem nenhum simbolismo a exigir mais interpretação? Havemos de pensar e por fim compreender que não se trata de um jogo de adivinhações, porém de um PROGRAMA..."
Em breve daremos mais notícias desse livro.

Nenhum comentário: