quarta-feira, 15 de outubro de 2008

LER É A LIBERTAÇÃO

 
 

HOMENAGEM - DIA DO PROFESSOR
EU ME LEMBRO.
Há MAIS DE SESSENTA ANOS.
Ganhei um livro da Primeira Mestra que eu tive.
Ela me disse: "Se quer Saber, leia sempre!"
E eu nunca mais parei de ler. Algum tempo depois recebi o título de professor primário.
 
Por esse tempo um professor de Filosofia me deu um conselho: "Se você quer ter uma visão segura de algum conhecimento, estude antes a História desse assunto".
Daí em diante passei a compreender a sucessão histórica de cada ciência e de cada idéia. E mais nenhum fanatismo me prendeu.
 
Mais algum tempo adiante, um grande professor de Física me clareou a pretensão de conhecer verdadeiramente as teorias da Física: "Quem não tiver uma noção bem clara da ciência anterior jamais poderá acrescentar algo a essa ciência".
Registrei o que havia entendido de Física em meu primeiro livro - "Além da Curvatura da Luz". E continuei meio século examinando o que veio de novo.
Depois disso cursei algumas Faculdades e recebi diplomas. Recusei títulos e não quis ser doutor.
 
Mais à frente um professor de Diagnóstico pelos Pulsos me avisou: "Sempre examine de novo e revise o que pensa que já sabe, para errar pouco".
Segui o quanto pude e reexaminei tudo que eu pensava saber, muitas vezes. Errei menos fazendo isso.
 
Procurei obedecer o que aprendi - li sempre, busquei a sucessão histórica das idéias, a clareza sobre os conhecimentos anteriores e os seguintes, revisei sempre o que pensava saber. Por isso escrevi alguns livros.
 
Perguntam-me hoje - Como quer ser chamado? Pensador? Escritor? Doutor? Filósofo? Economista? Cientista? Pesquisador? 
Eu respondo - PROFESSOR!
- Mas esse é o título mais desvalorizado do mundo!
- Respondo - Exatamente por isso! O que eu sei, eu o devo a algum professor. Não posso pretender título superior ao de quem me ensinou!
 
HOMENAGEIE SEU PROFESSOR, OU UM ALUNO, DANDO-LHE UM LIVRO!
 
Picolo, Dr.Grilo, Recupere e Conserve seus Olhos, Mel Mil Usos, Yoga para Executivos, Evangelho Segundo Tomé, A Mensagem Eterna dos Mestres, Hermes Conselhos para o Fim dos Tempos, Regenere e Fortaleça Seu Coração, ou o eletrônico "Por que comer, o que comer ou não comer?"
 
EU ME LEMBRO. HÁ MAIS DE SESSENTA ANOS! Ganhei um livro!
 
Prof Mário Sanchez



Nenhum comentário: