quarta-feira, 25 de junho de 2008

ONDE VOCÊ PENSA QUE ESTÁ?

ACHEI DEVERAS INTERESSANTE...
JÁ HAVIA OUVIDO ESSA PIADA, MAS, ALGUÉM CONTOU INSISTINDO QUE HAVIA ACONTECIDO COM ELE.
 
Tenho notado que tudo anda mudado. Antigamente as coisas aconteciam e era possível reclamar e dava-se um jeito. Agora estou ficando velho e nada tem solução. As pessoas olham para minhas reclamações e parecem dizer "fique quieto! pode ficar pior!" Tenho notado que há ONGs, comissões de Direitos Humanos, Corregedorias, mas nada funciona. Os hospitais são o lugar para ir sofrer e morrer. A polícia é o organismo que protege os bandidos e não atende quem foi agredido. As penitenciárias são hotéis de luxo onde os bandidos saem para as práias e os assaltados ficam presos em casa com medo de sair de seus miseráveis casebres e serem assaltados de novo. Pessoalmente me dirijo a juizes, promotores, delegados, às vezes sou agressivo e os que me acompanham pedem que modere um pouco a fala porque posso ser preso por desacato a autoridade.
Um dia desses notei que aquele "agente de direitos humanos", loirão que aparece em certos casos, às vezes faz um agressor afastar-se, um juiz não me prender, uma conta ser recebida, nem sempre aparece e a maioria das pessoas nem percebe que ele esteve ali. Mas, nessa correria da vida, ocupado em saber do Irã com suas usinas nucleares, a China com seu Pacto de Shangai com a Rússia, invasão do Irak, terrorismo dos talebans, morros do Rio em guerra e outras barabaridades que viraram rotina, de modo que todos se acomodam, nem posso estranhar que esse moderador providencial às vezes aparece...  Não devo estranhar que os outros não o percebam.
Eu, entretanto, percebia que ele sempre estava bem informado. Naquele dia eu vinha de saber de mais mortes e sequestros, acidentes de estrada, Barak Obama dando andamento a um possível governo ao estilo das maiorias bolchevistas correntes, livros falando do fim do mundo. Terremotos e inundações com milhares de mortos, esperanças de melhorar as taxas de juros e os impostos frustradas... Discuti com um juiz sobre uma precatória a favor de uma velhinha, já com 30 anos sem ser atendida...
Saí verde de ráiva e o loirão providencial me acompanhou, dizendo quase em sussurro ao juiz "ele está meio alterado por problemas em casa"... e não me aguentei e exclamei:
 "Este planeta não parece mais a Terra! Isto parece um Inferno!" antes do loirão sumir na esquina, ele me perguntou:
"E ONDE VOCÊ PENSA QUE ESTÁ?"

Nenhum comentário: