domingo, 23 de março de 2008

IDIOMA PLANETÁRIO

GLOBALIZAÇÃO E IDIOMA PLANETÁRIO

 

RESUMO – GLOBALIZAR SEM INCLUSÃO ECONÔMICA é o mesmo que fazer um Idioma Planetário PARA NINGUÉM USAR. PENSO QUE FALTA EXATAMENTE ISSO – UMA LÍNGUA PARA TODOS E PRA VALER!

 

Como todos sabem, corre mundo uma expressão de sentido múltiplo – GLOBALIZAR. Relembremos – a questão é “ampliar o relacionamento entre povos”.  Quem saiu primeiro pelo mundo foram os curiosos. Depois alguns prosseguiram levando coisas, mudando de países, acumulando, e por fim TROCANDO e viram que assim enriqueciam. Surgiram assim os Comércios e os Capitais.

 

Entendemos hoje que GUERRAS e ESCRAVIDÃO andaram juntas com essas atividades. Observamos que após a Segunda Grande Guerra Mundial de 1939, muitos mercadores começaram a preocupar-se com MERCADOS MAIS ABERTOS, Comunidade do Carvão e do Aço, chegando ao Mercado Comum Europeu.

Assim surgiu um Sonho de Mercado Planetário. E na frente desse sonho estavam os Mercadores, é claro! Este é o primeiro sentido dado à palavra globalizar. Sonhos também chegaram aos consumidores que eram atendidos pelos mercadores. Sonham com mais qualidade de vida com segurança, saúde e rendas. Compreendem que as riquezas não têm limites porque elas são produzidas em volume maior do que os produtores podem usar. Só depende de trabalho organizado para realizar-se uma troca eficaz para todos. Assim, sonham com GLOBALIZAR A QUALIDADE DE VIDA de Saúde, Segurança e Rendas para todos. A isso, a velha Atenas chamava de DEMOCRACIA.

 

Porém, parece haver um poder obscuro que se esconde nas sombras e que, cinicamente trabalha para GLOBALIZAR maldades, doenças, violência a miséria. E parece que este modo diabólico é o que consegue vencer e desfazer os sonhos do MERCADO COMUM que deveriam ser unificados com o sonho DEMOCRÁTICO DA INCLUSÃO NA QUALIDADE DE VIDA DEFINITIVA E SEMPRE CRESCENTE. Tenho lutado sempre por esta União.

 

Penso que só assim teremos uma FALA inteligível para todos falando a linguagem da Inclusão Econômica. Esse é o IDIOMA que todos podem falar e nele se entenderão.

O COMUNISMO declarou que ele o faria, porém, produziu a Linguagem negativa da miséria e do nivelamento por baixo sem levar ao sonho de todos que é ter a cada dia mais qualidade de vida.

 

Nossas propostas são concretas e evidentes por si sós. Além de serem evidentes, contam já com exemplos de funcionamento eficaz na Europa, na América e entre nós no Brasil. São os FUNDOS de Previdência Privada, aos quais nós sugerimos uma âncora  que é a Propriedade Pessoal de títulos que representem que cada um é dono de parte do Investimento de SEU FUNDO.

 

Ainda assim, teremos que buscar a comunicação lingüística GLOBAL e essa é a nossa próxima proposta. Primeiro vejamos o que podemos chamar de CONDIÇÕES para haver um Idioma Planetário GLOBAL:

 1. Maior facilidade para computorizar que for possível.

2. Maior abrangência de palavras e que elas sejam harmônicas e sonoras.

 3. Ser usada em casa, desde a infância.

4. Ser uma continuidade sobre o que já existe.

5. DEMOCRATICIDADE.

 

Falar uma língua só, cujos significados fiquem acessíveis a todos, é o melhor suporte para uma HUMANIDADE GLOBAL, onde o ser humano possa realizar suas três etapas pessoais:

a)      SOCIAL ao começo da vida para desenvolver-se.

b)       TRIBAL na obtenção de sua estabilidade econômica e cultural;

c)    NÔMADE para atingir a plenitude do uso do que obteve e alcançar outros horizontes.  

 

A LINGUAGEM GLOBAL tem que acontecer. Ela é o elemento chave da INCLUSÃO GLOBAL, mas tem que ser precedida pela INCLUSÃO ECONÔMICA para não acabar sendo um IDIOMA PLANETÁRIO PARA NINGUÉM USAR.

 

 

Nenhum comentário: